Como estimular o protagonismo jovem frente às mudanças climáticas?

Eventos climáticos extremos estão cada vez mais frequentes e já deixam marcas profundas na vida e no futuro das juventudes brasileiras. O cancelamento de aulas devido a ondas de calor ou enchentes é apenas um dos muitos reflexos dessa realidade.
Inspirados no dia 16 de março, Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, destacamos dados do estudo da Globo que traz o olhar dos jovens sobre essa questão urgente:
– 8 em cada 10 jovens compreendem a gravidade das mudanças climáticas e o aquecimento global.
– Apenas 38% desses jovens conseguem transformar essa preocupação em ação.
(Fonte: Tracking Sintonia com a Sociedade, 2023)
Especialistas ouvidos pelo estudo apontam que investir em educação ambiental e comunicação é essencial para que os jovens se reconheçam como protagonistas nas decisões que impactam o clima do planeta.
Por meio do nosso Programa Escolaí, somos parceiros das escolas públicas no desafio de fortalecer a dimensão social e comunitária do projeto de vida das juventudes. Com atividades práticas, como as “missões”, os estudantes promovem ações coletivas que deixam um legado positivo para suas comunidades, enquanto desenvolvem liderança e responsabilidade para o mundo do trabalho.
Em 2024, na missão Arquitetura Verde, estudantes do GET Dunshee de Abranches, no Rio de Janeiro, realizaram uma série de ações, tais como:
-
Palestra sobre reciclagem do óleo de cozinha para todas as turmas da escola, com início imediato de arrecadação de óleo de cozinha usado para correto descarte;
-
Criação de maquetes sobre energia solar e eólica, com montagem de circuitos elétricos e uso de leds;
-
Pesquisa sobre o tema e uso do Canva para criar panfletos e roteiros educativos;
-
Programação em “microbit” para simulação de queimadas e como podemos evitá-las.
Que neste ano, marcado pela realização da COP-30 no Brasil, possamos envolver ainda mais jovens nesse movimento essencial pelo futuro do planeta!
Crédito foto: Divulgação/Fundação Otacílio Coser